Empresário supera dificuldades e faz sucesso com empresa de brownies
- SaborEmPauta
- 18 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de dez. de 2018
Negócio nasceu na faculdade, superou a crise e atualmente vende mais de 3000 unidades por mês

Ter um negócio próprio é o objetivo de 45% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A exemplo deste número, em 2016, o estudante do curso de engenharia mecânica da Universidade Federal de Goiás (UFG), Philippe Souza e o colega Leonnardo Frois iniciaram a venda de brownies nas dependências da faculdade, em alguns pontos próximos de suas casas e para amigos.
Além da vontade de empreender, a Miss Brownie surgiu como uma nova forma de renda para Leonardo, que havia acabado de perder o pai. Logo os empreendedores já estavam vendendo mais de 2000 unidades. “Após a morte do pai do Leonardo, nós vimos que era a hora de levarmos o negócio a sério. Por isso, em novembro de 2016, mesmo com todas as incertezas, optamos por investir na ideia e por buscar novos rumos para o empreendimento”, comenta Philippe.
Souza conta que decidiu sair do trabalho para dedicar mais tempo ao negócio, com isso a empresa foi formalizada e o local de produção, até então a casa do estudante, foi remanejado para um ambiente próprio. “Compramos forno, batedeira industrial, procuramos o Sebrae, onde foi nos indicados consultoria com o Senai para boas práticas em nossa indústria, com o intuito de aumentar a nossa validade”, explica.

O empresário destaca a orientação recebida como essencial para o crescimento da empresa. “Ajudou muito a orientação. Pois quando um especialista veio e apontou as ações que deveriam ser feitas, relacionadas à qualidade e à segurança, foi importante. Às vezes, a gente tem o conhecimento, mas não a experiência. O especialista apontou alguns pontos relevantes, para melhoramos a nossa produção”, pontua.
Por motivos pessoais, no início deste ano, o sócio de Philippe, Leonardo, decidiu por deixar a empresa e seguir outros projetos. Hoje, além do empresário, sua esposa e um funcionário executam as atividades de produção, serviços administrativos e até o marketing da empresa. Cerca de 3000 unidades de brownies são vendidas mensalmente, em pontos de vendas localizados em escolas e faculdades. A empresa também possui produtos voltados para festas infantis, aniversários e casamentos.
De acordo com o empreendedor, o sucesso do negócio é atribuído ainda à receita tradicional de brownie que já está em sua família há mais de 15 anos. Desde a criação do empreendimento foi necessário adaptar a receita para ampliar o número de clientes, com isso foram lançadas unidades com recheio de leite ninho, nutela, oreon, brigadeiro, prestigio e doce de leite. Outros sabores são feitos sob encomendas, sendo café com doce de leite, café com canela, chocolate com pimenta, castanha e chocolate branco.
Inaugurar a loja própria está entre as metas da Miss Brownie já para 2019. O empresário pretende também ampliar a produção, visando aumentar o número de atendimentos, que atualmente são realizados pelo número 62 99938-8474 e pelo Instagram (@missbrowniebr).
Comments