Iniciativa universitária apoia futuros empreendedores
- 3 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Incubadora PUC Goiás oferece suporte para novas ideias de negócios
Para entrar no mundo dos negócios, não é necessário ter experiência. Uma das alternativas para despertar novas ideias e começar a empreender pode estar dentro da própria universidade. Assim, com o objetivo de apoiar novos empreendedores durante as primeiras etapas de seu negócio, a Incubadora de Empresas PUC Goiás oferece suporte para empresas se inserirem no mercado.
A incubadora é um espaço voltado ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de ideias inovadoras, fazendo parte da Agência de Inovação da universidade. “Trabalhamos desde trabalhos sociais que visam gerar benefícios a sociedade, até projetos tecnológicos que dos alunos e da sociedade. Basicamente, hoje estamos com 52 projetos e destes 52 estamos trabalhando na casa de 50 à 60% de tecnologia como apps e ideia tecnológicas que visam a melhoria do dia a dia do cidadão como um todo”, declarou o coordenador da Incubadora, prof. Cárbio Waqued.
Os empreendimentos apoiados pela incubadora passam por processo seletivo sendo, em seguida, incubados para aumentar a sua chance de sucesso. Após o período de pré-incubação, a incubadora oferece duas modalidades de incubação àqueles interessados em começar seu próprio negócio. A primeira delas é a de empresa incubada residente, que pode ocupar um espaço físico disponibilizado pela incubadora. Outro formato pode ser o de empresa incubada associada, onde o negócio atua em um local próprio, fora da estrutura física da universidade, mas permanece incubado por um período.
Em ambos os casos, os serviços oferecidos aos estudantes e pessoas da comunidade em geral vão desde assessoria em gestão, passando por marketing e divulgação. Os serviços são disponibilizados de forma gratuita, desde que a pessoa realize a inscrição levando RG, CPF e comprovante de endereço para fazermos o contrato na incubadora. “Grande parte das pessoas que procuram a incubadora trazem uma grande dificuldade em relação a operacionalização do negócio, então montamos primeiramente o plano de negócios e depois busca as áreas específicas que ele tem que atuar. A PUC tem várias áreas de atuação e vários saberes, então o que estamos fazendo é conectar essas áreas às necessidades de cada empreendedor”, salientou o coordenador.
Durante o processo de incubação, o empreendedor passa por uma série de workshops, atividades e palestras para evoluir a ideia, além disso,também há uma assessoria de professores da área financeira, contabilidade, RH, marketing, publicidade e assessoria jurídica. Com infraestrutura para atender projetos e empresas residentes, a incubadora funciona na Escola de Gestão e Negócios da PUC Goiás, Setor Universitário. Mais informações sobre a Incubadora de Empresas da PUC Goiás podem ser obtidas pelo telefone: 3946-1227.
Ideias empreendedoras

Formado em gastronomia, Christiano Carvalho, 31 anos, percebeu na comida japonesa a oportunidade de montar seu próprio negócio. Com cerca de 13 anos de experiência na área, o empreendedor buscou a incubadora PUC Goiás para amadurecer seu negócio. “Quando entrei na PUC, para fazer o curso de gastronomia, pude aprender mais, além de ganhar experiência como chef e sushiman. Quando terminei o curso, já tinha o projeto de montar meu próprio restaurante de comida japonesa”, contou.
De início, além da vontade de empreender,Christiano apostou na divulgação de seu serviço nas redes sociais. Sem espaço físico, com as vendas, atendia uma média de 20 clientes em sua própria casa. “Sempre fiz eventos, como casamentos e aniversários e no decorrer deste tempo, comecei a fazer sushi em casa, o qual eu chamava de sushi no quintal”, destacou.
Através de uma professora, o empreendedor conheceu a incubadora PUC e descobriu que poderia fazer a incubação do projeto e ter o suporte necessário para o amadurecimento de seu negócio.“Quando percebi que poderia alcançar mais pessoas, junto com um amigo decidimos montar um negócio e o chamamos de Kintaro, que significa quintal em japonês. Com a incubadora posso ter um suporte de coisas que não poderia ter acesso, como a parte financeira e de marketing. Ela auxilia dando um norte para o melhor caminho a seguir”, concluiu. Além do curso de sushi, Christiano oferece serviços em eventos. Para contratar, basta entrar em contato pelo telefone (62) 99146-8886.

コメント